Perguntas Frequentes

 

          1. Como consulto a rastreabilidade da calibração do meu instrumento?

No certificado de calibração são descritos todos os padrões utilizados na calibração do seu instrumento, as datas de validade e os números dos certificados acreditados, se precisar cópia de algum deles, basta enviar a solicitação para certificados@criffer.com.br, informando seu nome, empresa, número de série e o número do certificado de calibração.

 

           2. Como solicitar a segunda via de uma NF de serviços ou o arquivo .xml de uma NFe?

É necessário entrar em contato com o departamento fiscal através do e-mail: logistica@criffer.com.br, informando o seu nome, empresa, número da NF e data de emissão.

 

           3. Como solicito um manual de instruções ou uma atualização do software do meu instrumento?

Todos manuais e o software Criffer Suite (compatível com toda nossa linha de produtos) estão disponíveis para download em nosso site.

 

           4. Como solicito uma segunda via do meu certificado de calibração?

Basta enviar um e-mail para certificados@criffer.com.br, informando o seu nome, empresa e o número de série do instrumento.

 

           5. Estou com dúvidas na operação do meu instrumento. O que eu faço?

Basta entrar em contato com nosso suporte técnico, que dispõe de corpo técnico especializado. O atendimento pode ser feito pelos seguintes canais de comunicação: Telefone: (51) 3081.6686, WhatsApp: (51) 9 9815-8090, E-mail: suporte@criffer.com.br ou Skype: suporte.criffer

 

           6. Estou comprando um instrumento. A calibração é obrigatória?

Sim, é necessário para que sua medição tenha valor legal. Toda medição documentada seja por quaisquer motivo, só serão aceitas caso esses instrumentos estejam devidamente calibrados e com documentação que comprovem a sua rastreabilidade, conforme diversas normas (NR-15, NR-33, NHO’s e NBR’s).

 

           7. O intervalo entre as calibrações do meu instrumento? Que norma devo me basear?

É necessário respeitar a periodicidade sugerida pelo fabricante. A Criffer sugere a periodicidade máxima de 1 (um) ano, exceto detectores de gases, onde este período é de 6 meses.

 

           8. Qual a diferença entre calibração RBC e Rastreável?

Laboratórios Rastreáveis possuem a rastreabilidade metrológica do INMETRO, ou seja, os padrões utilizados no processo são submetidos a calibração pelo INMETRO ou por organismos acreditados a ele mas não possuem o reconhecimento do INMETRO para realizar determinado tipo de calibração.

Laboratórios acreditados (RBC) além da rastreabilidade, possuem reconhecimento do INMETRO para realizar determinados serviços. Estes laboratórios são auditados e acreditados pela CGCRE, que é o organismo acreditador do INMETRO.