1. Como consulto a rastreabilidade da calibração do meu instrumento?

No certificado de calibração são descritos todos os padrões utilizados na calibração do seu instrumento, as datas de validade e os números dos certificados acreditados, se precisar cópia de algum deles, basta enviar um e-mail para certificados@criffer.com.br, informando seu nome (ou da sua empresa), o número de série ou o número do certificado de calibração.

 

           2. Como solicitar a segunda via de uma NF de serviços ou o arquivo .xml de uma NFe?

Basta entrar em contato com o Departamento Fiscal através do e-mail: andressa@criffer.com.br, informando o seu nome (ou da sua empresa), número da NF ou a data de emissão.

 

           3. Como solicito um manual de instruções ou uma atualização do software do meu instrumento?

Estão disponíveis para download em nosso site, mas se preferir você pode enviar um e-mail para suporte@criffer.com.br, informando seu nome (ou da sua empresa), modelo e o número de série do seu instrumento.

 

           4. Como solicito uma segunda via do meu certificado de calibração?

Basta enviar um e-mail para certificados@criffer.com.br, informando o seu nome (ou da sua empresa) e o número de série do instrumento.

 

           5. Estou com dúvidas na operação do meu instrumento. O que eu faço?

Dispomos de suporte técnico especializado formado por Técnicos em Segurança do Trabalho, com especialização em toda nossa linha de produtos e treinados pelos melhores profissionais do mercado. Nosso atendimento pode ser feito através do telefone (51) 3033.8658, chat ou teleconferência no Skype.

 

           6. Estou comprando um instrumento. A calibração é obrigatória?

A primeira pergunta a ser respondida é ... Você precisa emitir laudos, ou que essas medições tenham algum valor legal? Caso seja positivo lembre que nosso ramo de atuação (Segurança do Trabalho), sempre que formos documentar essas medições (PPRA, PPP, PMSO) essas medições, só serão aceitas caso esses instrumentos estejam devidamente calibrados e com documentação que comprovem a sua rastreabilidade, conforme diversas normas (NR-15, NR-33, NHO’s e NBR’s).

 

           7. O intervalo entre as calibrações do meu instrumento? Que norma devo me basear?

Conforme estabelecido pela ABNT NBR ISO/IEC 17025 (Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração), o intervalo entre as calibrações deve sempre seguir as orientações dos fabricantes, que em nosso seguimento foi padronizado em 1 ano (exceto para detectores de gases que é de 6 meses).

 

           8. Posso calibrar meus instrumentos a cada 2 anos?

A única norma que define que a calibração deve ser feita a cada 2 anos é a NBR 10151 (Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade), mas vale lembrar que seu instrumento ficara limitado a essa aplicação, além disso você acha que vale a pena aumentar seu risco para dois anos para descobrir se seus resultados eram confiáveis ou não? Sendo que não teria como rastrear em que momento ocorreu o problema a primeira vez, recomendamos que sejam calibrados anualmente.

 

           9. Qual a diferença entre calibração RBC e Rastreável?

Laboratórios Rastreáveis não são vinculados diretamente ao INMETRO, mas têm seus padrões calibrados pelo INMETRO ou por Laboratórios RBC, garantindo assim a sua rastreabilidade.

Laboratórios RBC são vinculados diretamente ao INMETRO, ou seja, são auditados e acreditados (certificados) pelo próprio INMETRO.

Mesmo empresas certificados pela ISO 9000 ou ISO 14000, não são exigidas que seus equipamentos sejam calibrados em Laboratórios RBC, pois estas normas exigem somente que sejam rastreáveis.